domingo, 30 de julho de 2017

Como instalar Doom no Fedora 26 via Wine - PayOnLinux

Como instalar Doom no Fedora 26 via Wine - PayOnLinux



Muitas pessoas não gostam do Wine por precisar de muito tempo para configurar tudo e deixar redondinho, mas o jogo Doom não segue esta lógica por ter sido escrito do zero para OpenGL e Vulkan, acredito ser por isso que o jogo roda com uma experiencia praticamente nativa no Linux e com desempenho semelhante ao que temos quando comparado ao Windows.
Por isso vamos ao tutorial:

Alguns pacotes são necessários para rodar o VULKAN no Doom:

Instale os seguintes pacotes abaixo um comando de cada vez!
$ sudo dnf copr enable ajax/vulkan
$ sudo dnf install vulkan anvil vkcube  




Depois abra o PlayOnLinux

 Clique em instalar um programa 

 Em seguida em Instalar um programa não listado
Clique avançar

Instalar um programa em uma unidade virtual nova e avançar

Coloque o nome como desejar e clique avançar

Marque configura o Wine e instale bibliotecas,  clique avançar

Marque 64bits clique avançar

Emule a área de trabalho virtual 1600x900, aplicar e OK

Marque as caixas para instalar a Steam, Physx e driver de video, como mostrado na imagem abaixo, clique avançar

Aguarde a instalação dos programas vão aparecer janelas com caixinhas para aceitar a instalação das fontes Microsoft, marque e clique avançar 

Irá abrir o instalador da steam, instale normalmente


Clique para instalar o Doom, depois clique no X para fechar o WINE 

Irá abrir uma janela como abaixo, clique em cancelar

Crie um atalho para a Steam

O resultado será este, clique em executar

Se você quiser jogar com vulkan altere nas configurações avançadas do jogo de OpenGL 4.5 para Vulkan, aceite as modificações e feche o jogo.

ATENÇÃO !!!! Não abra o jogo ainda!
Clique com o botão direito no jogo > clique em: DEFINIR OPÇÕES DE INICIALIZAÇÃO, na caixa que se abrir digite +r_renderAPI 1 > clique ok pode abrir o jogo! :-)

OBSERVAÇÃO!

Caso queira voltar para OpenGL dentro do jogo volte nas configurações avançadas, mude para OpenGL 4.5, feche o jogo e em DEFINIR OPÇÕES DE INICIALIZAÇÃO apague o comando +r_renderAPI 1 ou no lugar do 1 apague e coloque 0 (zero), pronto jogo de volta ao OpenGL! 


CONCLUSÃO

Durante meus testes o jogo apresentou boa fluidez com poucos erros, jogando com o Vulkan, aconselho deixar o vsync ativado e os demais efeitos que existem no menu de configurações avançadas do jogo desabilitado, caso contrario poderá haver travamentos. Com o OpenGL se pode manter tudo ativado e no "ULTRA" lembrando que usei um Ryzen 5 1600X + uma Nvidia GTX 970! Com o OpenGL não encontrei bugs, portanto, recomendo que use neste caso a API gráfica OpenGL para garantir a estabilidade do game no Wine.
Recomendo que veja o meu vídeo tutorial abaixo:



Instale dê um Play e sim pode desfrutar desse jogo de gráficos incríveis no nosso amado Pinguim! :-)






















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