sábado, 1 de julho de 2017

RANSOMWARE (Wannacry/Petya), novos ataques e a falta de informação geral



É claro que ouve um grande "BOOM" de informações na internet e TVs informando as novas ameças "Ransomwares" que sequestram seus dados exigindo pagamento de resgate pelos mesmos, mas conversando com várias pessoas que fazem parte do meu cotidiano, confesso que fiquei bastante preocupado com a falta de informação de pessoal, para nós que nos julgamos informados e que acompanhamos todas a notícias relacionadas a tecnologia nos parece absurdo, para mim é um absurdo!
Não sei se vocês concordam comigo, concordam? Comentem!
Eu fico pasmo quando em uma conversa relacionada a vírus de computador, cito a palavra Ransomware e percebo que as pessoas simplesmente ficam "boiando" e me perguntam " O que é isso? Não entendo nada de TI! "
Tento responder educadamente  ao mesmo tempo que pergunto "você não vê jornais? "
As pessoas simplesmente não estão preparadas, nos ataques relacionados ao Wannacry o sistema aula das faculdades também sofreram ataques, a faculdade a qual faço parte também foi atingida e não tinha backup digital, ou seja, foi salva apenas por que possui arquivos em papel, mas imagina o trabalho para lançar tudo novamente no sistema?
Perguntei a coordenadora a respeito e como resposta ela nem sabia que o prejuízo ao sistema aula tinha sido obra do Wannacry!
Os ditos "profissionais de TI" não tinham backup de nada, olha o tempo perdido!
O objetivo deste post não é ser técnico e sim levar o leitor a se interessar mais sobre o assunto e buscar formas de se proteger.


Continuando o raciocínio, este mês tivemos o ataque do Ransomware Petya que afetou principalmente Russia e Ucrânia, mas que também prejudicou o Hospital do câncer em barretos.
O Petya pedia um resgate de $300 em bitcoins, a única forma de comprovar o pagamento seria através de um e-mail enviado para wowsmith123456@posteo.net, no entanto este e-mail foi rapidamente bloqueado pelo provedor eliminando qualquer forma de comprovação, mais tarde ao examinar o código do Petya descobriu-se que não era possível recuperar os dados roubados, pois o Petya simplesmente destruiria tudo, problema de quem pagou...


O que eu vou falar agora é bem óbvio para os informados mas muitos não sabem infelizmente como relatei no início do post, como se proteger?
Infelizmente a única forma de se proteger e não é 100% seria manter um Backup em Hds e pendrives, manter o sistema atualizado e não usar programas piratas, não pague o resgate!
Mesmo assim se você usa Windows terá que formata-lo depois ou seja de qualquer forma algum prejuízo você terá!

Se você usa Linux provavelmente você também não está 100% seguro, mas nós que usamos Linux não usamos programas de qualquer fonte, não precisamos piratear nada e temos a vantagem de poder olhar o código fonte, ou seja, muito difícil de cair em uma  dessas.
Espero que com este post eu possa ter alertado sobre a importância de se manter informado e de ser honesto não usando pirataria!
Se você curtiu não se esqueça de acompanhar o blog o canal no Youtube e demais redes sociais.




Previous Post
Next Post

0 comentários: